Marketing Jurídico Digital – Como ir além de um simples cartão de visitas e construir uma zona de engajamento no seu site?

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Você já deve ter me ouvido falar de Marketing Jurídico Digital várias vezes, e até lido artigos meus aqui no blog. Mas, eu ainda não te contei como criar uma zona de engajamento dentro do seu site, não é mesmo? Confira tudo sobre isso agora!

É impressionante como o Marketing Jurídico Digital tem ficado popular Brasil afora, mas o que mais me impressiona ainda é a dificuldade em que muitos profissionais têm em engajar os seus visitantes com os seus sites.

Não me entenda mal, não estou subestimando a complexidade do trabalho de criar conteúdo que conquista – pelo contrário, sei bem como é isso. A minha surpresa está no fato de que algo tão necessário nos dias de hoje, para estreitar relações entre negócios e clientes, é pouco difundido…

Eu poderia passar o dia citando fatores que colaboram para a dificuldade que o mercado jurídico tem em aderir a novas tecnologias e facilidades que surgem para ajudar o advogado a conquistar clientes no ambiente digital, mas isso não vem ao caso! A questão aqui é: você precisa fazer com que o seu site se torne uma zona de engajamento para quem o visita, caso contrário, seu site jurídico será apenas mais um cartão de visitas.

Agora, me diz, o que você acha que acontece com os seus cartões de visitas?

  • Eles são guardados para sempre junto com cartões de visita super importantes;
  • São jogados fora, talvez não agora, mas em algum momento;
  • Estarão na carteira dos seus clientes em potencial.

Seja realista… O que o seu cartão de visitas tem de diferente? A aparência? Ok, isso pode até ser um diferencial por um curto período de tempo, mas como isso facilita o contato com você?

Chega de investir em um cartão de visitas virtual, pense no seu site como uma recepção interativa

E com recepção interativa, eu quero dizer que é ali que as pessoas que procuram por assuntos relacionados ao Direito ficarão e encontrarão conteúdo relevante, para que possam resolver dúvidas e até mesmo interagir com pessoas que também possuem questionamentos a respeito disso. Logo, esses visitantes que acessarão o seu site poderão chegar ao seu escritório, te ligar ou mesmo mandar um e-mail, agendando uma conversa pessoalmente.

O quão bom isso seria para o seu escritório? Muito, não é mesmo?!

Você não precisaria mais depender apenas de indicações para conseguir clientes. O seu nome poderia ficar conhecido, e você se tornaria um advogado ainda mais respeitável, um profissional visto como uma autoridade no seu segmento.

E é nessa meta que você deve focar. Não apenas fazendo o seu trabalho bem, mas também produzindo conteúdo de qualidade e o divulgando nas mídias certas. Até mesmo o Facebook é uma plataforma útil para isso, pois as pessoas de lá possuem dúvidas a respeito dos mais diversos assuntos jurídicos.

Como criar uma zona de engajamento no seu site com o marketing digital jurídico

Essa é uma tarefa que pode ser um pouco complexa no início, visto que será necessário que você conte com outros profissionais, como:

  • Um desenvolvedor de sites para advogados;
  • Um copywriter ou redator, para criar um conteúdo que converte;
  • Um designer especializado em UX e UI;
  • Um profissional especializado em SEO e Marketing Digital para Advogados.

Com essas pessoas trabalhando ao seu lado, você poderá construir o ambiente que eu descreverei abaixo!

Seu site precisa gerar interesse e engajar as pessoas que o visitam. E é aí que entra o que é popularmente conhecido como “temperatura média”.

Funciona assim:

Certos meios de comunicação são “mais quentes” do que outros quando o assunto é captar clientes.

Por exemplo, se você tem um blog no seu site com ações para cadastro, seja para receber conteúdos semanais ou materiais informativos gratuitos, está criando uma porta para que o visitante se torne cada vez mais “quente”, ou seja, interessado em entrar em contato com você e contratar os seus serviços.

Como ter uma estratégia de conteúdo para Marketing Jurídico Digital realmente efetiva?

Veja: se você cria conteúdos para o seu blog voltados para pessoas que ainda não se cadastraram para receber e-mails seus, então esses artigos estão direcionados a pessoas que estão “incomodadas”, e que precisam de algum conteúdo que as situe ou dê a elas alguma informação.

Quando o seu conteúdo é voltado para pessoas que já estão cadastradas na sua lista de e-mails, você está ativando esses leitores e os movendo cada vez mais para perto de contratarem os seus serviços.

Para isso:

  • Crie botões e outras ações que incentivem os leitores do post a se cadastrarem em uma lista de e-mails para receberem conteúdos e materiais relacionados EXCLUSIVOS;
  • Tenha conteúdos relevantes sendo publicados de forma periódica;
  • Leia os posts em voz alta e grave o áudio, você pode postar o áudio do artigo junto ao texto e alcançar mais pessoas, além de lançar conteúdos em formato de podcast;
  • Tenha e-mails EXCLUSIVOS para pessoas que passaram da fase de “incomodado”, além de enviar newsletters semanais, quinzenais ou mensais.

E lembre-se: promova o máximo de interatividade em comentários, grupos em redes sociais e também nos seus posts. É importante se comunicar na mesma língua de quem está lendo o seu post, ou seja, sem insistir demais em termos técnicos e escrita rebuscada.

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